O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (1) que o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 foi prorrogado devido à pandemia da covid-19, do dia 30 abril para 30 de junho.
O anúncio foi feito pelo secretário da Receita Federal, José Tostes. Segundo ele, 27% dos contribuintes já entregaram a declaração. “Contribuintes relatam dificuldades de acesso a documentos necessários para declaração do IR, por isso tomamos essa decisão”, disse.
A multa que seria aplicada para quem não entregasse em 30 de abril só será cobrada se o contribuinte estourar o novo prazo, até 23h59 de 30 de junho. Outro prazo que também mudou foi o de entrega das restituições. O primeiro lote estava marcado para 29 de maio, mas isso terá de mudar porque ainda estaremos no período de entrega, em razão desse adiamento.
Tostes anunciou ainda que o governo vai zerar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre operações de crédito por 90 dias e o adiamento do pagamento de tributos federais para empresas.
A desoneração do IOF, segundo o secretário, foi adotada para baratear as linhas de financiamento que estão sendo abertas para reduzir o impacto econômico da pandemia. A medida custará R$ 7 bilhões ao governo.
Foram adiados ainda os pagamentos das contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins e da contribuição patronal devidos entre abril e maio. As empresas poderão fazer o recolhimento entre agosto e outubro. “São R$ 80 bilhões que estarão disponíveis nos caixas das empresas.”
Novo prazo
Mesmo tendo mais tempo, lembre-se de quem entrega a declaração primeiro tem maiores chances de receber a restituição antes.
Na semana passada, a Receita Federal também havia adiado a entrega do Imposto de Renda de MEIs (microempreendedores individuais) e empresas no regime de Simples Nacional.
Dúvidas sobre o IR?
Mande sua pergunta pelo e-mail: [email protected]
Especial IR 2020: quais despesas podem ser deduzidas?
Especial IR 2020: como declarar seus investimentos
Especial IR 2020: quais as principais mudanças e como evitar cair na malha fina
Especial IR 2020: especialista responde perguntas dos leitores #1
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #2
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #3
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #4
Especial IR 2020: dicas para quem vai fazer a declaração pela primeira vez
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #5
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #6
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #7
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #8
Especial IR 2020: especialistas respondem perguntas dos leitores #9
Be First to Comment