Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto caem; título paga 3,80% mais inflação

(Foto: Steve Buissinne/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuam nesta segunda-feira (7), acompanhando o declínio dos prêmios de risco dos juros futuros diante da queda do dólar frente ao real.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A expectativa de continuidade de entrada de capital estrangeiro rumo aos ativos brasileiros prevalece, apesar das incertezas relacionadas à agenda de reformas após a decisão do Supremo Tribunal Federal de vetar a reeleição de presidentes do Legislativo.

“A impossibilidade de recondução ao cargo muda radicalmente a conjuntura de forças para as eleições legislativas, em especial no Senado Federal – onde já havia, praticamente, um consenso em torno do nome de Davi Alcolumbre. Agora, governo, base aliada e oposição devem se voltar às negociações internas para apresentar nomes competitivos para uma disputa que fica totalmente aberta”, avalia Felipe Berenguer, analista político da casa de análise de investimentos Levante.

Cotações

O título público Tesouro IPCA+ 2026 exibia nesta segunda-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 2,55%, abaixo da taxa de IPCA mais 2,60% apurada na sexta-feira. O Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 3,80%, ante taxa de IPCA mais 3,85% registrada na sexta-feira. Por sua vez, o Tesouro IPCA+ 2030, com juros semestrais, mostrava taxa de IPCA mais 3,08%, ante taxa de IPCA mais 3,12% na sexta-feira.

Dentre os papéis prefixados, o Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta segunda-feira taxa de retorno de 4,64% ao ano, ante taxa de 4,67% na sexta-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *