Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto têm forte queda; prefixado 2023 paga 5% ao ano

(Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto registram forte baixa nos prêmios de risco nesta terça-feira (1) na comparação com as taxas apresentadas na segunda-feira (30).

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O mercado reflete o expressivo recuo do dólar frente ao real – o que ameniza o risco de pressões inflacionárias – em meio ao ânimo global sobre vacinas contra a Covid-19, apesar da falta de maior clareza sobre a trajetória dos gastos públicos nos próximos anos.

Cotações

O título público Tesouro IPCA+ 2026 exibia nesta terça-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 2,88%, abaixo da taxa de IPCA mais 2,99% apurada na segunda-feira. O Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 4,01%, ante taxa de IPCA mais 4,10% registrada na segunda-feira. Por sua vez, o Tesouro IPCA+ 2030, com juros semestrais, mostrava taxa de IPCA mais 3,31%, ante taxa de IPCA mais 3,40% na segunda-feira.

Dentre os papéis prefixados, o Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta terça-feira taxa de retorno de 5,03% ao ano, ante taxa de 5,17% na segunda-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *