Press "Enter" to skip to content

Taxas prefixadas do Tesouro Direto recuam de olho na inflação nos EUA

Diante da agenda de indicadores esvaziada no Brasil, investidores voltam suas atenções para o exterior (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos prefixados disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta quarta-feira (12), em linha com o recuo dos juros futuros, enquanto as taxas dos demais títulos rondavam a estabilidade.

Diante da agenda de indicadores esvaziada no Brasil, que contribui para a liquidez reduzida no mercado de juros, os investidores voltam suas atenções para o cenário externo, dando destaque para a alta de 0,5% da inflação ao consumidor nos Estados Unidos em dezembro. O dado veio ligeiramente acima da projeção dos economistas consultados pela Reuters, que estimavam alta de 0,4%.

A inflação acumulada em 2021 ficou em 7%, a mais alta desde 1982, e deve reforçar a postura mais dura trazida pela ata da última reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetária dos EUA), que sinalizou que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) pode antecipar o início da alta dos juros no país e dar início à redução da sua carteira de ativos no final deste ano.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 11,73% ao ano, de 11,76% na terça-feira (11). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 11,47%, ante 11,50% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,40%, assim como na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,68%, de IPCA mais 5,67% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *