Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com foco em risco fiscal

(Foto: Ahmad Ardity/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto apresentaram alta nos prêmios de risco nesta segunda-feira (30) na comparação com as taxas apresentadas na sexta-feira (27).

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O movimento das taxas acompanhou o incremento de prêmios de risco nos juros futuros negociados na B3. Com o término das eleições municipais, o mercado aguarda na defensiva notícias de avanço da complicada agenda fiscal em Brasília.

“Uma das prioridades é a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que definirá o orçamento para 2021 e é necessária para evitar o risco de paralisação da máquina pública na virada do ano”, diz nota da equipe da SulAmérica Investimentos, chefiada pelo economista Newton Rosa.

Cotações

O título público Tesouro IPCA+ 2026 exibia nesta segunda-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 2,99%, acima da taxa de IPCA mais 2,94% apurada na sexta-feira. O Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 4,10%, ante taxa de IPCA mais 4,05% registrada na sexta-feira. Por sua vez, o Tesouro IPCA+ 2030, com juros semestrais, mostrava taxa de IPCA mais 3,40%, ante taxa de IPCA mais 3,39% na sexta-feira.

Dentre os papéis prefixados, o Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta segunda-feira taxa de retorno de 5,17% ao ano, ante taxa de 5,12% na sexta-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *