Press "Enter" to skip to content

Itália planeja deixar iniciativa chinesa Cinturão e Rota sem irritar Pequim

A Itália está se preparando para cancelar a sua controversa adesão à iniciativa chinesa de infraestrutura Belt and Road (Cinturão e Rota), se envolvendo em uma elaborada dança diplomática para evitar irritar Pequim e desencadear retaliações contra as empresas italianas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, manteve conversas em Pequim no domingo, 3, e nesta segunda-feira, 4, para facilitar uma saída mais suave possível, ao mesmo tempo que estabelece as bases para acordos econômicos alternativos com a China.

“Não alcançamos grandes resultados com o Cinturão e Rota, mas isso não importa”, disse Tajani a repórteres em Pequim. “Estamos determinados a avançar com planos para fortalecer nossos laços comerciais.”

A Itália diz que ainda não tomou uma decisão formal sobre cancelar ou não a sua adesão ao Cinturão e Rota. Mas as autoridades de Roma não fizeram segredo do seu desejo de sair.

O acordo será automaticamente renovado em 2024, a menos que a Itália se retire formalmente até ao fim deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Por Dow Jones Newswires

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *