Press "Enter" to skip to content

GM vai interromper produção do Onix, apesar de programa prometido pelo governo

As montadoras seguem parando apesar da perspectiva de medidas para reduzir os preços dos carros. Ainda que o governo tenha prometido descontos de 1,5% até quase 11% nos preços dos modelos de entrada, a General Motors (GM) avisou aos trabalhadores que vai interromper por dez dias a produção do Onix, carro de passeio popular.

O setor aguarda pelo anúncio, prometido para ainda para a tarde desta segunda-feira, do programa. Em seu lançamento, no dia 25 de maio, o governo anunciou que cortaria impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil, porém o plano foi redesenhado no Ministério da Fazenda e pode agora envolver crédito tributário.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a fábrica da GM em Gravataí (RS), onde o Onix é produzido, vai parar a partir da próxima segunda-feira, 12, com retorno marcado para o dia 22. O motivo é o baixo desempenho do mercado, agravado nas últimas três semanas pela espera dos descontos, que leva o consumidor a adiar a compra.

Na esteira da promessa do governo, a Volkswagen desistiu de suspender parte da produção em Taubaté, no interior paulista, mas não em São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o utilitário esportivo T-Cross. Ainda que o modelo tenha opções abaixo do teto de preço anunciado pelo governo, os trabalhadores de um dos turnos da unidade paranaense tiveram hoje contratos de trabalho suspensos, o chamado layoff. A medida deve durar entre dois e cinco meses.

Além de Gravataí, a General Motors vai parar nas próximas duas semanas – entre os dias 12 e 23 – a produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Neste caso, porém, os modelos produzidos no local – a picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer – não foram, a principio contemplados pelas medidas de redução de preços do governo.

Conforme informações do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, a fábrica, pela queda da demanda, vai interromper não só a produção de carros, mas também de motores, bem como parte dos departamentos administrativos. Haverá também férias coletivas para trabalhadores da linha de transmissões no período de 19 a 28 de junho.

A estimativa é que deixarão de ser produzidas três mil unidades da picape S10 e 280 do Trailblazer. A parada da montadora será remunerada e, posteriormente, compensada.

O Estadão/Broadcast entrou em contato com a GM por esclarecimentos sobre as medidas tomadas em Gravataí e São José dos Campos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Por Eduardo Laguna

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *