Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto recuam com Focus à espera do IPCA

Cresce a expectativa pelo IPCA de dezembro (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam levemente nesta segunda-feira (10), refletindo a ligeira melhora das projeções para a inflação brasileira em 2021, a despeito da perspectiva de antecipação alta dos juros nos Estados Unidos.

Na véspera da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro de 2021, o Relatório de Mercado Focus do Banco Central (BC) reduziu sua projeção para a inflação acumulada no último ano de 10,01% para 9,99%, reforçando as apostas na desaceleração da alta de preços em decorrência do aperto monetário.

A notícia não altera a perspectiva de nova elevação em 1,5 ponto percentual da taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o que levaria a taxa ao patamar de 10,75% ao ano, mas traz um pouco de alívio ao mercado, indicando que as medidas adotadas para combater a inflação têm dado resultados, e sinalizando que o BC pode promover cortes na taxa de juros ainda no segundo semestre deste ano, caso a tendência de arrefecimento da alta de preços se sustente.

Por outro lado, tendo em vista a adoção de uma postura mais “hawkish” pelo Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetária dos EUA), o Focus elevou sua projeção para a Selic ao final de 2022, de 11,50% para 11,75% ao ano, sinalizando que um aperto monetário ligeiramente mais agressivo pode ser necessário no Brasil diante da nova conjuntura internacional.

Os juros futuros recuam levemente, enquanto o dólar se valoriza ante o real.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 11,59% ao ano, de 11,62% na sexta-feira (7). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 11,35%, ante 11,40% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,36%, ante taxa de IPCA mais 5,42% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045, por outro lado, subia a IPCA mais 5,55%, de IPCA mais 5,53% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *