Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com dólar e Ômicron no radar

No Brasil, IGP-M e a promessa de reajuste salarial aos policiais federais movimentam o mercado (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto avançam nesta quarta-feira (29), acompanhando a alta do dólar ante o real em um dia de liquidez reduzida e cautela com a variante Ômicron do coronavírus.

Diante do receio com os possíveis efeitos da Ômicron na economia global e da queda dos preços das commodities no mercado internacional, cresce o clima de aversão ao risco e o dólar ganha força, pressionando a alta dos juros futuros curtos.

No cenário doméstico, destaca-se o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro avançou 0,87%, superando as estimativas de alta de 0,74%.

Além disso, seguem no radar os protestos contra a decisão do governo federal de sancionar um reajuste salarial exclusivamente para a Polícia Federal, que prometem trazer ainda mais volatilidade ao mercado no começo do próximo ano, contribuindo para a deterioração das perspectivas fiscais.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 10,85% ao ano, de 10,78% na terça-feira (28). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,57%, ante 10,51% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,03%, ante taxa de IPCA mais 4,96% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,17%, de IPCA mais 5,13% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *