Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade com desemprego e fiscal no radar

O desemprego recuou, mas a debandada dos auditores da Receita Federal inspira cautela com o fiscal (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta terça-feira (28), com o mercado monitorando o recuo do desemprego e a insegurança com o impasse gerado pela promessa de reajuste salarial para os policiais federais.

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em outubro recuou a 12,1%, de 12,6% na leitura anterior, sinalizando uma ligeira melhora do mercado de trabalho brasileiro neste final de ano.

Por outro lado, em protesto contra a decisão do governo federal de conceder reajustes somente aos funcionários da Polícia Federal, 738 auditores da Receita Federal já entregaram seus cargos até o momento, o que inspira cautela no mercado, que teme reivindicações de outras categorias. Isso porque o País enfrenta uma situação fiscal bastante delicada, sem espaço para incluir reajustes para as demais categorias do funcionalismo público federal no Orçamento de 2022.

Investidores monitoram ainda o câmbio, e a incerteza fiscal ofuscava a melhora do mercado de trabalho, fazendo com que o dólar avançasse em relação ao real. Os juros futuros, por sua vez, têm oscilações contidas em meio à liquidez reduzida.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 10,82% ao ano, de 10,81% na segunda-feira (27). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,54%, assim como no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,95%, ante taxa de IPCA mais 4,97% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 se mantinha em IPCA mais 5,15%, como no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *