Press "Enter" to skip to content

Santander projeta Ibovespa em 125 mil pontos e indica 5 ações para 2022

Queda do preço das commodities, eleições e deterioração fiscal devem ser os principais desafios em 2022 (Foto: Shutterstock)

O Ibovespa deve chegar aos 125 mil pontos ao fim de 2022, estimam os analistas do Santander, refletindo o cenário de ações descontadas e empresas menos endividadas, somado à perspectiva de recuperação do consumo em 2022. Por outro lado, pesa a expectativa de queda dos preços das commodities, alta da inflação e piora fiscal.

Essa projeção implica um potencial de retorno de aproximadamente 19% com relação ao patamar atual, e leva em consideração o caminho desafiador para o Índice Bovespa, com as eleições presidenciais prometendo trazer bastante volatilidade para o mercado no próximo ano.

Os analistas destacam que as companhias exportadoras de commodities, especialmente aquelas ligadas a commodities metálicas e combustíveis e que se beneficiaram da alta dos preços destes produtos em 2021, devem apresentar resultados mais tímidos no próximo ano, enquanto as empresas da economia doméstica, que engloba setores como varejo, bancos e bens de capital, devem ser favorecidas pela reabertura da economia.

Levando esses fatores em consideração, o time do Santander elencou Arezzo (ARZZ3), Bradesco (BBDC4), Hapvida (HAPV3), Rumo (RAIL3) e Suzano (SUZB3) como as “top picks”, ou seja, as melhores ações, para 2022.

Arezzo 

A escolha da Arezzo como uma das top picks se deve à liderança da empresa no segmento de calçados femininos, além do seu ingresso recente no mercado de moda feminina, com a aquisição da marca Carol Bassi e o lançamento da Schutz Apparel. A empresa também adquiriu a Reserva, que produz roupas masculinas, femininas e infantis. Bem posicionada no varejo da moda, a Arezzo deve se beneficiar da tendência de retomada do setor.

Bradesco

O Bradesco integra a lista devido ao crescimento vigoroso de sua carteira de crédito e à perspectiva de aumento do spread bancário em decorrência da alta da taxa Selic. A equipe do Santander estima que a receita líquida do banco deve crescer 9% em 2022 na comparação com 2021, e projeta um dividend yield (rendimento do dividendo) de 6,3% no próximo ano.

Hapvida

Apostando na recuperação das empresas do setor de saúde, uma vez que o momento mais crítico da pandemia de Covid-19 parece ter ficado para trás, os analistas selecionaram a operadora de planos de saúde Hapvida como a melhor ação do setor.

Após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 15 de dezembro, a companhia deverá incorporar as ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3). Para a equipe do Santander, as sinergias que podem ser trazidas pela fusão ainda não estão precificadas pelo mercado.

Rumo 

A Rumo, empresa de transporte ferroviário, deve ter seus resultados impulsionados pela safra recorde de grãos no Mato Grosso projetada para o próximo ano. Além disso, a empresa deve se envolver em novos projetos, expandindo sua área de cobertura.

Suzano

Os analistas mantêm uma visão positiva para os papéis da Suzano, produtora de papel e celulose, devido à perspectiva de que os preços da celulose se sustentem e aos projetos de crescimento da companhia, dentre os quais merece destaque o Projeto Cerrado. Para 2022, o time do Santander projeta que o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Suzano somará R$ 22,2 bilhões.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *