Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto recuam com dívida, desemprego e precatórios no radar

As atenções se voltam para a possível votação da PEC dos Precatórios no Senado (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta terça-feira (30), diante da melhora das projeções para a dívida pública, do recuo do desemprego e da perspectiva de votação da PEC dos Precatórios no Senado.

O Tesouro Nacional divulgou na segunda-feira (29) a revisão das projeções para a dívida bruta do governo. A estimativa para o endividamento bruto em 2021 recuou a 80,6% do Produto Interno Bruto (PIB), de 87,2% no relatório anterior. Para 2022, a estimativa passou de 86,7% para 80,1% do PIB.

Além disso, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,6% no trimestre encerrado em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador veio ligeiramente abaixo da mediana das estimativas, que indicava uma taxa de 12,7%.

O mercado acompanha ainda a discussão da PEC dos Precatórios na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta pode ser votada ainda hoje, e divide opiniões. Diante desse cenário, os juros futuros operam em leve queda.

Por fim, o Tesouro Nacional oferta, em leilão, títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+, com vencimentos para 2026, 2030 e 2055.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 caía a 11,68% ao ano, de 11,79% na segunda-feira (29). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 11,59%, ante 11,69% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,07%, ante taxa de IPCA mais 5,17% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 recuava a IPCA mais 5,15%, de IPCA mais 5,18% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *