Press "Enter" to skip to content

Nova variante do coronavírus derruba mercados globais

O surgimento da nova variante reacende o risco de novas medidas de isolamento, o que pode prejudicar a retomada da economia (Foto: Johannes Eisele / AFP)

Os mercados globais operavam em queda nesta sexta-feira (26), de olho no surgimento de uma nova variante do coronavírus na África do Sul. O receio com uma nova onda da doença se disseminando por todo o globo faz com que a maioria das bolsas de valores operem em queda.

Os governos de Reino Unido e Israel já anunciaram que vão proibir a entrada de viajantes vindos da África do Sul, em uma tentativa de afastar a nova variante. De acordo com agências internacionais, a nova cepa é altamente contagiosa e possui forte poder de mutação.

Bolsas e commodities

Na quinta-feira (25), as bolsas dos Estados Unidos não operaram, devido ao feriado do Dia de Ação de Graças, e reabrem nesta sessão, mas com horários reduzidos (fecham às 15h, horário de Brasília), o que tende a manter baixa a liquidez. Por ora, os futuros caíam mais de 2% em Wall Street.

Na Europa, em meio à preocupação com a nova variante, as bolsas também recuam. O índice Stoxx 600 cedia 2,28% nesta manhã.

Na Ásia, os mercados acionários registraram pregão negativo, em meio à onda de cautela global que reduz o apetite pelas ações também nas praças asiáticas.

No mercado internacional de commodities, sensível ao risco de restrição de circulação para combater surtos de infecções, a cotação do minério de ferro caiu 5,55% no porto de Qingdao, para US$ 96,67 a tonelada. Já os preços do petróleo recuavam mais de 5%, com o barril tipo Brent valendo US$ 77.

Brasil

No cenário doméstico, os investidores seguem preocupados com a indefinição acerca da PEC dos precatórios, com votação prevista para terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O receio aumentou após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MDB), dizer que não pode garantir que a proposta será votada na próxima semana.

A aprovação da PEC deve trazer um pouco mais de clareza sobre o cenário fiscal para 2022, permitindo que os investidores avaliem riscos e oportunidades.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *