Press "Enter" to skip to content

Ibovespa não deve bater recorde em 2022, preveem analistas

As projeções indicam que o Índice Bovespa pode chegar a 125 mil pontos (Foto: B3/Divulgação)

De olho na alta persistente da inflação, na piora das perspectivas para a situação fiscal brasileira e na possibilidade de estagnação econômica em 2022, bancos e casas de investimento vêm revisando suas projeções para a Bolsa brasileira, estimando que o Ibovespa deve continuar distante da máxima histórica em 2022.

Em junho deste ano, vislumbrando o controle da pandemia de Covid-19 graças à vacinação e o avanço da agenda de reformas da equipe econômica do governo federal, os investidores se empolgaram com o cenário que se desenhava, e o apetite comprador levou o Ibovespa aos 130 mil pontos.

Contudo, diante do aparente abandono da agenda de reformas e privatizações, da discussão de medidas que comprometem a sustentabilidade das contas públicas brasileiras e da persistência da inflação, o mercado notou que estava diante de um período muito mais desafiador do que o que se projetava inicialmente. Assim, Ativa Investimentos, Bank of América (BofA) e Morgan Stanley se viram forçados a reajustar suas expectativas para a Bolsa.

Ativa Investimentos – 117 mil pontos

A Ativa destaca que a mudança das projeções para o mercado de ações se deve à rápida deterioração das perspectivas para a economia brasileira. Em junho, projetava um crescimento econômico de 2,2% com inflação de 3,5% e taxa Selic em 6% ao ano em 2022. Atualmente, os economistas apostam em um crescimento do PIB entre 0% e 1% com inflação de 5% e juros de 11,5%.

“A mudança brusca das projeções dos economistas se deve, principalmente, à natureza e dinâmica da inflação e decepções quanto à disposição do governo em manter a questão fiscal do País dentro de uma condição razoável, ou seja, honrando o teto de gastos, como também avançando com reformas”, diz o analista Pedro Serra em relatório.

Sendo assim, a Ativa reduziu sua estimativa para o Ibovespa ao fim de 2022, de 138 mil pontos para 117 mil pontos, ainda acreditando na resiliência das empresas brasileiras em um cenário que promete trazer bastante volatilidade para o mercado.

Bank of America – 125 mil pontos

O economista David Beker, do Bank of America, avalia que o Ibovespa pode chegar aos 125 mil pontos em 2022, mas chama a atenção para os riscos envolvendo o aumento do custo de capital no País, as projeções de crescimento econômico mais tímido da China, principal parceira comercial do Brasil, e o risco de revisões para baixo das projeções de lucro em caso de desaceleração da atividade econômica.

Beker avalia que os bancos e a Petrobras (PETR4, PETR3) devem impulsionar a alta do índice. Os bancos devem se beneficiar do aumento da demanda por crédito e de um spread bancário maior devido à alta dos juros, enquanto a Petrobras deve seguir apresentando balanços robustos, favorecida pela alta do preço do petróleo no mercado internacional.

Para o economista, a recuperação da economia brasileira depende do fortalecimento da credibilidade fiscal do País, que passa pela retomada da agenda de reformas e pela redução dos gastos obrigatórios do governo federal.

Morgan Stanley – 120 mil pontos

O Morgan Stanley mantém uma avaliação positiva dos mercados brasileiros para o próximo ano, a despeito da piora das estimativas de inflação, juros e crescimento econômico. Os analistas do banco acreditam que a preocupação com a piora da situação fiscal do Brasil deve ter seu pico no fim deste ano, em meio às discussões sobre a aprovação do Auxílio Brasil de R$ 400 e a discussão do Orçamento de 2022. Isso porque a legislação eleitoral brasileira dificulta a aprovação de novos gastos fiscais em ano de eleições.

Além disso, a equipe do Morgan Stanley espera que a temporada de chuvas que se inicia em dezembro e vai até março deve esclarecer se o País enfrentará ou não um racionamento de energia elétrica, que teria efeitos negativos sobre a atividade econômica. Por fim, passado esse período, os investidores devem focar nas perspectivas para 2023 e nas propostas dos principais candidatos à Presidência da República para a economia, o que deve trazer mais clareza para o mercado.

Sendo assim, a estimativa do banco é que o Ibovespa atinja 120 mil pontos em 2022. O Morgan Stanley aponta os papéis de XP (XPBR31), Itau (ITUB4), Minerva (BEEF3), Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e Petrobras como seus ativos brasileiros preferidos.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *