Press "Enter" to skip to content

Atualização do Bitcoin promete custos menores e mais privacidade nas transações

A atualização Taproot foi ao ar no último domingo (Foto: Shutterstock)

Desde o pico histórico da última quarta-feira (10), quando atingiu o patamar de US$ 68 mil, o Bitcoin vem passando por correções, e rondava a marca de US$ 60 mil nesta terça-feira (16). Entretanto, o recorde da criptomoeda colocou em segundo plano um evento importante, e que pode ajudar no crescimento do ativo no longo prazo: a atualização Taproot.

A atualização, que foi ao ar no último domingo (14), promete reduzir os custos e aumentar a privacidade das transações envolvendo Bitcoin, além de possibilitar a criação de smart contracts simples (contratos autoexecutáveis), conforme explica Marco Castellari, da plataforma de criptoativos Brasil Bitcoin.

“Essa atualização está fazendo com que muitos investidores migrem de altcoins que possuem esses atributos para o Bitcoin, que é mais seguro e possui maior confiança no mercado.”

Ray Nasser, CEO da Arthur Mining, destaca que as mudanças devem trazer mais segurança à criptomoeda, e cita o exemplo de uma falha do sistema atual para explicar a importância da atualização: “Hoje, ao assinar uma transação de bitcoin, há a possibilidade de que essa assinatura seja alterada. Com o Taproot encaixando no bloco, esse tipo de modificação não poderá mais ser realizada.”

Como ocorre a atualização?

Segundo Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, o Taproot é um “soft fork”, uma modificação suave do código do Bitcoin que precisa ser aprovada pela rede descentralizada da criptomoeda. A aprovação ocorreu há alguns meses, quando mais de 90% dos mineradores concordaram com a atualização, abrindo caminho para a implementação automática das mudanças na rede.

Ainda segundo Lago, o Taproot é apenas uma melhoria do código que não muda nada nos fundamentos do projeto do Bitcoin, diferente das alterações do tipo “hard fork”, mudanças mais bruscas que acabam criando novas moedas, como o Bitcoin Gold ou o Bitcoin Cash.

Impacto no preço

Na visão dos especialistas, a atualização exerce pouca influência no preço da criptomoeda no curto prazo. Ray Nasser destaca que as mudanças são mais técnicas, e só serão sentidas de fato por quem faz muitas transações no bloco.

“O mercado ainda não sabe bem o que é Taproot e de que forma ele impacta as transações de bitcoin. Quando foi anunciado o Taproot, por exemplo, o preço do BTC não mudou nada. Portanto, não acredito que ele vá ser afetado agora.”

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *