Press "Enter" to skip to content

Diretor do Fed espera próximos meses para ver se inflação é, de fato, transitória

Christopher Waller diz que BC dos EUA deve agir de forma "muito" mais agressiva em caso de aumento das expectativas inflacionárias (Foto: Fed)

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Christopher Waller afirmou que os próximos meses serão cruciais para que a entidade monetária observe se a forte inflação nos Estados Unidos é, de fato, transitória, como a maioria dos dirigentes do Fed e analistas estimam. Caso a alta nos preços provoque aumento das expectativas inflacionárias e, desta forma, se torne permanente, o Fed deve agir de forma “muito” mais agressiva e antes do que esperava, segundo Waller, que participou de evento organizado pelo Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras (Omfif, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

Apesar de preocupado com a trajetória dos preços, Waller disse que ainda espera uma moderação no nível de inflação em 2022 em direção à meta de 2% ao ano do Fed.

Para o mercado de trabalho, o diretor prevê que haverá mais busca por empregos nos próximos meses, à medida que a pandemia de covid-19 nos EUA abranda.

Quanto à estabilidade financeiro no país, Waller afirmou que o Fed não vê no momento sinais de bolhas alimentadas pela oferta de crédito no sistema.

Segundo ele, mesmo o mercado imobiliário, que registrou forte aumento nos preços recentemente, representa um risco, uma vez que a alta se dá por “fundamentos identificáveis”.

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *