Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade de olho em política monetária e desemprego

As taxas do Tesouro Direto acompanhavam o movimento dos juros (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta quinta-feira (30), com os prefixados exibindo viés de baixa.

Os títulos do Tesouro refletiam a tendência dos juros futuros, que também rondavam a estabilidade, mas sinalizavam um leve recuo após a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), que reafirmou que o atual ritmo de aperto monetário deve ser mantido, e da Pnad Contínua, que revelou que o desemprego no Brasil ficou em 13,7% no trimestre encerrado em julho, próximo do piso das estimativas.

Investidores monitoram ainda a entrevista coletiva com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica, Fabio Kanczuk, nesta manhã.

No exterior, o dólar se valoriza ante a maioria das moedas, em meio à alta dos juros dos Treasuries, e o número de pedidos de auxílio desemprego nos EUA na semana encerrada em 25 de setembro, que subiu de 351 mil para 362 mil. Com os dados positivos no cenário doméstico, o dólar oscilava ante o real.

Além disso, o Tesouro Nacional oferta nesta quinta-feira títulos públicos dos tipos Tesouro Prefixado, com vencimentos em 2022, 2023 e 2025, Tesouro Prefixado com pagamento de juros semestrais, com vencimentos em 2027 e 2031, e Tesouro Selic, vencendo em 2023 e 2027.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 10,14%, de 10,18% na quarta-feira (29). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,42%, ante 10,45% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,62%, em comparação com IPCA mais 4,63% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,88% ao ano, de IPCA mais 4,87% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quinta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *