Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com baixa liquidez e cautela antes de feriado

O clima de instabilidade política contribui para a alta das taxas do Tesouro Direto (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta segunda-feira (6), em dia de liquidez reduzida no exterior, devido ao feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, e de tensão no cenário doméstico, de olho nas manifestações marcadas para o feriado de 7 de Setembro.

Com as bolsas norte-americanas fechadas e o presidente Jair Bolsonaro mantendo a postura mais agressiva com relação ao Supremo Tribunal Federal (STF) às vésperas das manifestações pró-governo, o dólar se valorizava ante o real, enquanto as taxas de juros subiam de olho na delicada situação fiscal do País e nas projeções mais pessimistas para a inflação em 2021.

Além disso, o Relatório de Mercado Focus elevou suas projeções para o IPCA em 2021, de 7,27% para 7,58%, e para a taxa Selic ao final do ano, de 7,50% para 7,63%. As estimativas para o crescimento do PIB, por outro lado, recuaram a 5,15%, de 5,22% na leitura anterior.

Além disso, o Tesouro Nacional leiloa nesta segunda-feira títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos para 2026, 2030 e 2055.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 se mantinha em 9,83% ao ano, como na sexta-feira (3). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,23%, ante 10,21% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,56%, ante taxa de IPCA mais 4,53% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,73%, de IPCA mais 4,71% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *