Press "Enter" to skip to content

Gestora Constância alia estratégias quantitativas e análise fundamentalista em fundos

A estratégia de investimentos da Constância é inspirada no modelo de fatores de risco de Eugene Fama, economista ganhador do prêmio Nobel (Foto: Divulgação)

Aliando estratégias quantitativas e análise fundamentalista, a Constância Investimentos possui atualmente mais de R$ 2 bilhões em ações distribuídas entre seus 3 fundos de investimentos destinados ao público geral, e aposta nessa complementaridade de modelos para continuar crescendo.

A casa foi criada em 2009, conforme disse Gustavo Akamine, analista da Constância, em entrevista ao Mercado News, e se inspirou no modelo de fatores de risco de Eugene Fama, economista ganhador do Prêmio Nobel, para desenvolver sua estratégia de investimentos. 

Nós temos uma série de indicadores financeiros de todas as empresas listadas em Bolsa, inclusive de fora do Brasil, que nós coletamos, e esses indicadores sugerem certas características das ações e das empresas, de maneira que nós chegamos a um ranking final que nos permite determinar onde existem mais oportunidades para ficar ‘comprado’ ou ‘vendido'”, complementa o analista. 

Para os fatores que não podem ser quantificados e avaliados por algoritmos, a equipe da Constância utiliza métodos de análise mais tradicionais, e é aí que começa o trabalho de Akamine. O analista avalia detalhadamente os ativos, a governança das empresas, e outros dados que demandam uma visão mais cuidadosa e, em alguns casos, subjetiva.

É essa combinação de estratégias que define o ranking utilizado como base para a seleção dos ativos que irão compor as carteiras dos 3 principais fundos da casa: o Constância Fundamento FIA, o Constância Absoluto FIM e o Constância Previdenciário FIM.

Constância Fundamento FIA

O fundo de investimento Constância Fundamento FIA possui uma estratégia “long only”, ou seja, aposta apenas na compra de ativos visando sua valorização, montando algumas posições de “hedge”, mais defensivas, para proteger a carteira contra a volatilidade do mercado. O fundo compra ações de empresas que ocupam as melhores posições no ranking da Constância, que correspondem por cerca de dois terços da carteira, enquanto o restante do patrimônio é alocado em investimentos discricionários a depender de uma interpretação fundamentalista divergente do que o ranking sugere.

Constância Absoluto FIM

O Constância Absoluto, por sua vez, é um fundo multi-estratégia, que opera com uma parcela da carteira comprada na melhor ponta do ranking, mantendo outra parcela vendida na pior ponta. Além disso, o Constância Absoluto conta com estratégia de inflação, de arbitragem de eventos e de volatilidade. 

Segundo Gustavo Akamine, esse é o fundo com o qual a equipe da Constância está mais animada no momento, devido à sua descorrelação com o Ibovespa, que permite que o fundo apresente um bom desempenho mesmo quando o índice vai mal, e ao bom Índice de Sharpe, que serve para calcular a rentabilidade de um determinado ativo levando em consideração o seu risco. 

Constância Previdenciário FIM

O Constância Previdenciário é um fundo que replica em boa parte o que é feito no Constância Absoluto, mas se sujeitando às regras vigentes para fundos de previdência, limitando o risco de algumas estratégias. Por conta disso, esse fundo possui um perfil mais conservador do que os demais. 

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *