Press "Enter" to skip to content

Cilada ou oportunidade? 24 ações valem menos que seu valor patrimonial em Bolsa

Incorporadoras de imóveis e empresas do setor elétrico fazem parte da lista (Foto: Shutterstock)

Ainda no positivo em 2021, o Ibovespa tem patinado em agosto, mais distante dos 130 mil pontos vistos em junho. Mesmo assim, analistas chegam a projetar que o Índice Bovespa pode chegar a 140 mil pontos ao fim deste ano. Mas essa não é a realidade de toda a Bolsa. Ao contrário. Há ações na B3 cujo potencial teórico de alta é muito maior.

São aquelas que estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido. De acordo com ranking compilado pela Guide Investimentos, há 24 empresas negociando abaixo do valor patrimonial.

Para realizar o levantamento, a equipe de analistas da corretora utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA). Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

Oportunidade ou cilada?

Em alguns casos, a depender do contexto, o indicador P/VPA pode indicar uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Em outros casos, no entanto, vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz o analista Henrique Esteter, em relatório.

O estudo leva em conta dados do fechamento de 4 de agosto.

Veja a lista de 24 empresas negociando abaixo do valor patrimonial:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *