Press "Enter" to skip to content

AIE corta previsão de alta na demanda global por petróleo em 2021

AIE cortou sua projeção para crescimento na demanda global por petróleo em 100 mil barris por dia (Foto: Jan-Rune Smenes Reite/Pexels)

A rápida disseminação da variante delta da covid-19 e seu impacto na economia global devem fazer o mundo consumir menos petróleo neste ano do que o anteriormente projetado, afirmou a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira, (12). Em seu relatório mensal, a entidade sediada em Paris avaliou que a piora na pandemia, bem como revisões de dados históricos, significam que a demanda global foi “reduzida de maneira apreciável”, com parte da previsão de retomada neste ano ficando para 2022.

A AIE cortou sua projeção para crescimento na demanda global por petróleo em 100 mil barris por dia (bpd) em 2021, a 5,3 milhões de bpd. Já a projeção para alta na demanda em 2022 foi elevada em 200 mil barris por dia, a 3,2 milhões de bpd. O relatório continua a projetar que a demanda pela commodity retorne às máximas pré-pandemia no segundo semestre do próximo ano.

Além disso, a AIE afirmou que o momento da disseminação da variante delta tem coincidido com a planejada alta na oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). Ela acredita que a demanda global não se igualará ao avanço já previsto na oferta no próximo ano, com a Opep+ elevando sua produção.

A AIE ainda cortou sua estimativa para crescimento na produção de petróleo em 2021 para países de fora da Opep+ em 170 mil bpd, a 600 mil bpd. Os EUA devem ser responsáveis por 60% desse crescimento. Ainda assim, o mercado global pode estar “um pouco abaixo na oferta” no quarto trimestre deste ano, acredita a AIE, a menos que sanções contra o Irã sejam relaxadas, diz a agência.

Segundo a AIE, o nível de cumprimento do acordo de oferta da Opep+ ficou em 110% em julho, ou seja, os países do grupo produziram mais do que o combinado em seu acordo. A AIE disse que a produção da Opep+ aumentou 720 mil bpd em julho. A produção apenas da Arábia Saudita aumentou 540 mil bpd em julho, a 9,46 milhões de bpd. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *