Press "Enter" to skip to content

Fed mantém juros e aponta para melhora da economia

BC dos EUA prossegue com compras mensais de ativos (Foto: Fed)

Atualizada às 15h45

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu conservar os juros nos Estados Unidos próximos de zero e informou que a economia tem melhorado apesar da tensão com a pandemia de Covid-19. 

O programa de compras mensais de ativos para incentivar a economia também foi mantido, mas a autoridade monetária sinalizou que irá analisar seu progresso nos próximos encontros do comitê do Fed.

“Em dezembro passado, o Comitê indicou que continuaria a aumentar suas aquisições de títulos do Tesouro em pelo menos US$ 80 bilhões por mês e de títulos atrelados a hipotecas de agências em pelo menos US$ 40 bilhões por mês até que um progresso substancial tenha sido feito em direção ao emprego máximo e objetivos de estabilidade de preços. Desde então, a economia avançou rumo a essas metas, e o Comitê continuará avaliando o progresso nas próximas reuniões”, afirma o comunicado do BC norte-americano nesta quarta-feira (28).

“Os setores mais afetados negativamente pela pandemia mostraram melhorias, mas não se recuperaram totalmente. A inflação aumentou, refletindo em grande parte fatores transitórios”, acrescenta o Fed.

Perto de zero

A decisão de manter a taxa dos Fed Funds Rate na faixa entre 0% e 0,25% ao ano foi unânime e veio conforme o esperado por analistas.

O Fed também decidiu manter a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,15% e a taxa de desconto em 0,25%. Também deixou inalterada a taxa incidente no programa de recompras reversa (repo reversa) em 0,05%.

(Com Estadão Conteúdo)

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *