Press "Enter" to skip to content

Ambev, Itaú e Bradesco estariam entre as mais afetadas por tributação de proventos, diz XP

A proposta de reforma tributária do governo federal teria impacto negativo sobre empresas de diversos setores da economia (Foto: B3/Divulgação)

A proposta da segunda fase da reforma tributária encaminhada pelo governo federal ao Congresso, caso aprovada sem alterações, teria impacto negativo sobre o resultado de grandes empresas de diversos setores da B3, aponta análise da XP Investimentos.

A XP utilizou dados históricos de 2019 e 2020 das empresas sob sua cobertura para calcular qual seria o impacto das 3 principais medidas inclusas na proposta: o fim dos juros sobre capital próprio (JCP), a tributação dos dividendos e a redução do imposto de renda para pessoa jurídica, de 25% para 22,5% em 2022, e 20% a partir de 2023.

O resultado revelou que dentre as empresas mais prejudicadas pelas medidas estariam os grandes bancos brasileiros listados na Bolsa (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander Brasil, além do gaúcho Banrisul), gigantes do varejo (Carrefour Brasil e Lojas Americanas), locadoras de veículos (Localiza, Movida e Unidas) e empresas de telecomunicações (Tim e Vivo). Figuram também entre as companhias mais afetadas negativamente a farmacêutica Hypera, a empresa de bebidas AmBev, a empresa de medicina Fleury, a seguradora Porto Seguro, a transportadora JSL, a administradora de shopping centers Multiplan e a concessionária de transmissão de energia ISA CTEEP, além da própria B3.

O levantamento aponta também para algumas poucas empresas que se beneficiariam do novo regime tributário, com destaque para o Grupo Pão de Açúcar, do setor de supermercados, e o Grupo Soma, do varejo de moda.

Apesar do resultado apontar para um impacto inicial negativo das medidas, a XP conclui que ainda é cedo para que sejam tomadas decisões precipitadas. A corretora destaca ainda que a tributação de dividendos tende a estimular o reinvestimento do lucro adicional, o que, no longo prazo, tende a valorizar os preços das ações.

Veja a seguir detalhes das empresas mais impactadas de acordo com o levantamento da XP:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *