Press "Enter" to skip to content

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, após sessão volátil em dia de BCE

Nesta quinta-feira, o Stoxx 600 fechou em alta de 0,03% (Foto: Divulgação)

Os mercados acionários europeus tiveram sessão volátil, com investidores avaliando as decisões do Banco Central Europeu (BCE), que manteve a política monetária. Nos Estados Unidos, foi monitorado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de maio, que superou as expectativas e reforçou o debate sobre a trajetória da inflação pelo mundo e seus possíveis impactos na política monetária.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, em 454,56 pontos.

As bolsas da Europa não tinham sinal único desde a manhã, à espera das novidades do dia. O BCE, como previsto, manteve a política monetária. O banco central ainda divulgou projeções atualizadas, esperando ganho de força da economia da zona do euro no segundo semestre, embora a pandemia da covid-19 siga como risco importante. O BCE elevou projeções para o PIB da zona do euro neste ano e no próximo, esperando agora 4,6% e 4,7%, respectivamente (de 4% e 4,1% em março).

Durante entrevista coletiva, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que fatores temporários explicam a alta da inflação na região da moeda comum. Ele ainda expressou um “otimismo moderado” com o quadro.

Para a Pantheon, se a economia local evoluir como esperado nos próximos meses, o banco central deve realizar um corte em seu programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2022.

As bolsas europeias chegaram a ganhar fôlego durante a coletiva de Lagarde, mas o quadro misto prevaleceu. Mais para o fim do dia, a maioria dos índices ficou em território negativo, embora perto da estabilidade em alguns casos.

A Bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 0,06%, em 15.571,22 pontos.

Ja fora da zona do euro, a Bolsa de Londres foi na contramão da maioria, com o índice FTSE 100 em alta de 0,10%, em 7.088,18 pontos.

Em Paris, o índice CAC 40 recuou 0,26%, a 6.546,49 pontos.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB caiu 0,40%, a 25.638,19 pontos.

O índice IBEX 35, da Bolsa da Madri, teve baixa de 0,24%, a 9.133,80 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,17%, a 5.104,84 pontos.

Por Gabriel Bueno da Costa

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *