Press "Enter" to skip to content

Oportunidade ou cilada? 19 ações valem menos que seu valor patrimonial em junho

De Eletrobras a BR Properties, confira o ranking de preço sobre valor patrimonial (Foto: Shutterstock)

O Ibovespa em recorde revela que investidores estão com apetite para comprar ações brasileiras em meio às expectativas de retomada da economia com o avanço da vacinação contra Covid-19. Para analistas, o principal índice de ações da B3 tem espaço para andar mais em 2021 e há alguns papéis cujo potencial teórico de alta é ainda muito maior.

São aqueles que estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido. De acordo com ranking compilado pela Guide Investimentos, há 19 empresas que negociam abaixo do valor patrimonial – levando em conta dados do fechamento da última sexta-feira (4).

Para realizar o levantamento, a equipe de analistas da corretora utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA). Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

Oportunidade ou cilada?

Em alguns casos, a depender do contexto, o indicador P/VPA pode indicar uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Em outros casos, no entanto, vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz o analista Luis Sales, em relatório.

Veja a lista de 19 empresas negociando abaixo do valor patrimonial:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Seja o primeiro à comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *