Press "Enter" to skip to content

EDP recebe autorização da Anac para operar drone em inspeção de ativos de energia

EDP recebe autorização da Anac para operar drone em inspeção de ativos de energia (Foto: Assessoria/Arquivo)

A EDP Brasil receberá na quinta-feira, 10, uma certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar comercialmente o Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia (SIAD-AERO), que monitora e analisa as redes elétricas no País com o uso de drones.

Segundo a empresa, a operação consiste na disponibilização de drones com tecnologia para inspeção de ativos nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia.

A EDP também pretende utilizar a tecnologia em outras regiões onde atua, como Portugal e Espanha.

O sistema foi desenvolvido no programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para atender as demandas técnicas e operacionais da EDP para contribuir com o planejamento e execução das inspeções dos ativos de energia.

Em comunicado, a empresa disse que a utilização dos drones ajudará a identificar anomalias nos ativos de energia, assim como outros tipos de riscos, como incêndios ou invasões da faixa próxima à fiação, “o que causa risco ao sistema e à segurança e, principalmente, aos moradores das áreas onde estão instaladas as redes elétricas da empresa”.

Por Wilian Miron

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *