Press "Enter" to skip to content

Agenda do BC tem como um dos objetivos fomentar finança sustentável, diz diretor

Agenda do BC tem como um dos objetivos fomentar finança sustentável, diz diretor (Foto: Divulgação)

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Ribeiro Damaso, afirmou nesta segunda-feira, durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, que a agenda ambiental da autarquia tem, como um de seus objetivos, o fomento às finanças sustentáveis no Brasil.

Em apresentação aos parlamentares, Damaso afirmou ainda que a agenda de sustentabilidade possui várias vertentes.

“O objetivo principal da agenda de sustentabilidade é assegurar a missão institucional do BC”, pontuou Damaso. A missão do BC está voltada para a estabilidade financeira e do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para a estabilidade de preços (política monetária).

Agronegócio e ESG

O diretor do Banco Central afirmou também que a forma de o agronegócio brasileiro continuar crescendo é por meio do financiamento via mercado de capitais. Neste sentido, ele chamou a atenção para projetos vinculados ao Meio Ambiente, ao Social e à Governança (ESG, na sigla em inglês), que vêm crescendo em todo o mundo.

“O agronegócio é um dos segmentos mais pujantes”, pontuou Damaso. “A forma de o agronegócio continuar crescendo é via mercado de capitais”, acrescentou.

Para o diretor do BC, recursos vinculados a projetos ESG são uma oportunidade para o agronegócio brasileiro. Em sua apresentação aos deputados, Damaso destacou o crescimento nos últimos anos do financiamento a projetos sustentáveis. “Estamos chegando a quase US$ 1 trilhão de recursos globais para financiar projetos de ESG”, disse,

Por Fabrício de Castro

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *