Press "Enter" to skip to content

Bolsas globais avançam após perdas; dados animam

Investidores digerem dados econômicos positivos na Europa (Foto: William Iven/Pixabay)

Após a queda da véspera, os principais mercados de ações internacionais subiam nesta quarta-feira (5), com foco na temporada de resultados e indicadores, um dia depois de declarações da secretária do Tesouro dos Estados Unidos sobre o juro básico norte-americano.

Investidores têm lançado mão da rotação de setores, saindo do chamado “growth”, de ações de tecnologia que se destacaram no “fique em casa” da pandemia, rumo ao “value”, de ações da “velha economia”, mais correlacionadas com ciclos econômicos, na esteira da perspectiva de reabertura nos EUA.

Esse movimento pesou sobre o índice Nasdaq na terça-feira (4). O que também afetou o humor do mercado foi a declaração da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, que disse, em entrevista, que pequenos aumentos nos juros podem ser necessários, caso a economia entre em superaquecimento.

O mercado teme possíveis pressões inflacionárias naquele país, considerando a retomada da atividade, o salto das cotações de commodities e os estímulos econômicos injetados pelo governo.

Já na agenda de indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 53,2 em março para 53,8 em abril, atingindo o maior patamar desde julho de 2020, segundo pesquisa final divulgada pela IHS Markit.

Cotações

Por volta de 7h45 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 tinha alta de 1,3%, enquanto os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq se valorizavam em, respectivamente, 0,3%, 0,4% e 0,6%.

Na Ásia, as bolsas terminaram os negócios em baixa, com liquidez bastante restrita em meio a feriados que mantiveram os mercados do Japão e da China fechados pelo terceiro dia consecutivo. Na Coreia do Sul, também não houve pregão hoje em função de um feriado local.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Seja o primeiro à comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *