Press "Enter" to skip to content

Bolsas da Europa fecham em alta moderada, com ações de turismo em destaque

Bolsas Européias fecharam em alta, com destaque para ações de turismo (Foto: Divulgação)

As bolsas europeias fecharam em alta moderada nesta segunda-feira, 26, em meio a expectativa por decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e por importantes balanços corporativos, que saem esta semana. Ações do setor de tecnologia lideram os ganhos, depois da notícia de que a União Europeia (UE) pode se abrir a turistas americanos no próximo verão do Hemisfério Norte.

Após recuar mais cedo, o FTSE 100, da bolsa de Londres, se firmou em território positivo e fechou com ganhos de 0,35%, aos 6.963,12 pontos. Entre os destaques do índice, a Antofagasta registrou alta a 4,30%, acompanhando a subida no preço do cobre em Londres e Nova York. O papel da Glencore, outra mineradora britânica, também esteve entre os que mais se valorizaram nesta segunda-feira, em alta de 3,36%.

Em entrevista ao The New York Times no domingo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu a entender que americanos vacinados contra a covid-19 terão permissão para visitar os países da UE a partir de junho, quando começa o verão no hemisfério norte. Com a notícia, ações de companhias ligadas ao setor turístico europeu tiveram fortes ganhos nesta segunda-feira.

Entre elas, a Rolls-Royce Holdings, companhia que fabrica motores para aviões civis e militares, subiu 5,96%, na maior alta do FTSE 100 do dia. Papéis de aéreas também se destacaram, com altas de AIG (+3,93%), em Londres, e Lufthansa (+3,88%), na bolsa de Frankfurt, cujo índice DAX fechou com avanço de 0,11%, aos 15.296,34 pontos.

Os ganhos se estenderam a fabricantes de aviões, como a Airbus, que subiu 2,82%, em uma das maiores altas do CAC 40, índice da bolsa de Paris, que teve alta de 0,28%, aos 6.275,52 pontos.

Diante do cenário otimista, o índice FTSE MIB, de Milão, fechou em alta de 0,52%, aos 24.513,84 pontos, seguido de perto pelo PSI 20, de Lisboa, que subiu 0,41%, aos 5.020,86 pontos.

Já o IBEX 35, de Madri, acumulou o maior avanço entre os principais índices europeus, de 0,97%, aos 8.701,90 pontos, apoiado por ações de alguns dos maiores bancos espanhóis, como o BBVA (+3,36%), Santander (+2,35%) e Banco de Sabadell (+2,70%).

Investidores também acompanharam o anúncio de que a UE abriu um processo contra a AstraZeneca, por atrasos na entrega de doses da sua vacina contra o novo coronavírus ao bloco, segundo informou a comissária para saúde e alimentos da UE, Stella Kyriakides. Em resposta, a farmacêutica britânica afirmou que a ação judicial não tem mérito. O papel da empresa recuou 0,45% nesta segunda-feira.

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *