Press "Enter" to skip to content

White Martins assina memorando com Porto de Pecém para hub de hidrogênio verde

White Martins assina memorando com Porto de Pecém para hub de hidrogênio verde (Foto: Shutterstock)

A White Martins assinou um memorando de entendimento com o Complexo de Pecém, no Ceará, para oficializar interesse em participar do Hub de Hidrogênio Verde Pecém-Ceará, lançado em fevereiro pelo governo cearense. A empresa é a segunda a aderir ao projeto, que já conta com a australiana Enegix.

A parceria pretende estabelecer e desenvolver as potencialidades da produção local, voltada prioritariamente à exportação para a Europa. O Ceará é um dos maiores produtores de energia eólica no Brasil e tem também potencial para energia solar, condição essencial para a produção de hidrogênio verde.

Com a assinatura do memorando, o Complexo do Pecém prestará o suporte para mapear novas oportunidades de negócios para a produção e o fornecimento de hidrogênio verde pela White Martins, informou o governo do Ceará.

“Identificamos nesta parceria a possibilidade de inovar na produção e no fornecimento de energia limpa com investimentos na cadeia de valor do hidrogênio verde, aproveitando a sinergia da planta de gases do ar da White Martins já existente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, afirmou em nota o diretor de Hidrogênio e Gás Natural Liquefeito da White Martins, Guilherme Ricci.

O Complexo do Pecém tem como seus acionistas o governo do Ceará (70%) e o Porto de Roterdã (30%). A parceria é apontada como uma vantagem competitiva ao projeto cearense, já que o Porto de Roterdã também está desenvolvendo um hub de hidrogênio em grande escala em seu complexo portuário para produção, importação, aplicação e transporte de hidrogênio para a Europa.

“Assim, o projeto a ser desenvolvido entre a White Martins, seus parceiros e o Complexo do Pecém poderá ter o Porto de Roterdã como o porto de entrada na Europa”, informou o governo do Ceará.

Por Denise Luna

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *