Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com dólar e instabilidade política

Taxas do Tesouro Direto sobem com inflação nos EUA e instabilidade política no Brasil (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto avançavam nesta terça-feira (13), em meio à atenção pela evolução da inflação nos EUA e à instabilidade política no Brasil, ainda sem definição sobre o Orçamento de 2021.

No cenário doméstico, a abertura da CPI da Covid no Senado e os sinais de que o presidente Jair Bolsonaro pode ceder à pressão do Congresso e tentar aprovar uma PEC que viabilize a aprovação do Orçamento sem vetos trazem preocupação ao mercado, levando a alta dos juros.

No exterior, a subida dos juros dos Treasuries e o dado acima do esperado da inflação ao consumidor nos EUA, aliados à recomendação da suspensão do uso da vacina Johnson & Johnson contra Covid-19, impulsionam a alta do dólar ante moedas emergentes, dentre as quais o real.

Além disso, o Tesouro Nacional leiloa títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+ nesta terça-feira, no contexto de inflação pressionada.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 avançava a 8,29% ao ano, ante 8,21% na segunda-feira (12). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia taxa de retorno anual de 8,89%, contra 8,82% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, pagava IPCA mais 3,71% ao ano, tendo fechado em IPCA mais 3,66% na véspera. O Tesouro IPCA+ 2045, mais longo dentre os que não pagam juros semestrais, oferecia remuneração anual de IPCA mais 4,12%, em comparação com IPCA mais 4,07% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

 

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *