Press "Enter" to skip to content

Tesouro Direto: taxas dos títulos indexados à inflação sobem

Taxas de títulos indexados à inflação avançam em meio às incertezas sobre o Orçamento de 2021 e a CPI da Covid-19 no Senado (Foto: Shutterstock)

As taxas dos títulos públicos indexados à inflação disponíveis para compra no Tesouro Direto avançavam nesta segunda-feira (12), enquanto os títulos prefixados rondavam a estabilidade.

A estabilidade das taxas prefixadas se dá em um cenário de recuo do dólar e dos juros dos Treasuries norte-americanos, que abrem caminho para a queda dos juros futuros curtos. A indecisão em torno do Orçamento de 2021 e a abertura da CPI da Covid-19 no Senado, porém, trazem maior incerteza no mercado.

Além disso, o Boletim de Mercado Focus trouxe nesta segunda-feira estimativas mais fracas para o PIB e para o câmbio em 2021, projetando também uma inflação de 4,85% e uma taxa Selic a 5,25% ao ano, contra 4,81% e 5,00%, respectivamente, no boletim anterior.

Cotações

A taxa de retorno anual do título público Tesouro Prefixado 2024 apresentava recuo moderado a 8,27%, de 8,28% no fechamento anterior. Já o Tesouro Prefixado 2031 com pagamento de juros semestrais oferecia remuneração de 9,54% ao ano, avançando em relação aos 9,52% da sexta-feira (9).

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia remuneração de IPCA mais 3,65% ao ano, contra IPCA mais 3,63% no último fechamento. O Tesouro IPCA+ 2045 pagava juros anuais de IPCA mais 4,10%, em comparação com IPCA mais 4,05% na sexta.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *