Press "Enter" to skip to content

Crise ou oportunidade? 17 ações valem menos que seu valor patrimonial em abril

Indicador P/VPA abaixo de 1 pode indicar que o mercado está receoso sobre quele ativo (Foto: Shutterstock)

Se o Ibovespa começou abril com o pé direito, atingindo maiores níveis desde fevereiro, o mesmo não pode ser dito para toda a Bolsa. Afinal, há ações na B3 que estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido.

De acordo com ranking compilado pela Guide Investimentos, há 17 empresas que negociam abaixo do valor patrimonial – levando em conta dados do fechamento da última quarta-feira (31).

Para realizar o levantamento, a equipe de analistas da corretora utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA). Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

Oportunidade ou crise?

Em alguns casos, a depender do contexto, o indicador P/VPA pode indicar uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Em outros casos, no entanto, vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz o analista Luis Sales, em relatório.

Veja a lista de 17 empresas negociando abaixo do valor patrimonial: 

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *