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XP vê competição acirrada e reduz aposta em varejistas digitais, mas elege ação favorita

(Foto: Shutterstock)

A equipe de análise da XP Investimentos está “cautelosamente otimista” com o setor de e-commerce brasileiro: ainda há espaço para crescer pela digitalização estrutural estimulada pela pandemia, mas a competição estará mais acirrada em 2021.

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Assim, os analistas recalibraram as estimativas para as varejistas digitais na B3, reduzindo preços-alvo e destacando Lojas Americanas (LAME4) como a preferida no setor. A recomendação é de “compra” tanto para ela quanto para a sua controlada B2W Digital (BTOW3) devido à estratégia de ecossistema, com varejo físico e digital, pagamentos (Ame) e logística para clientes e parceiros. Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3) têm indicação “neutra”.

“Esperamos ver um cenário competitivo muito mais desafiador em 2021 e, portanto, acreditamos que empresas maiores e mais consolidadas devem ter a vantagem, pois oferecem uma plataforma mais robusta ao mesmo tempo em que têm mais escala”, diz relatório assinado pelos analistas Danniela Eiger, Marco Nardini, Thiago Suedt e Marcella Ungaretti, citando a ameaça dos gigantes globais Amazon e Alibaba que estão investindo no País.

O time da corretora projeta que o e-commerce deve se expandir em 32% neste ano – mesmo com base de comparação forte -, com destaque para demanda firme para produtos da linha branca. Além disso, na visão deles, o varejo físico não é mais o patinho feio, servindo para viabilizar ofertas multicanal. E a evolução natural das plataformas é se consolidar como ecossistema, agregando também soluções de pagamentos. 

Lojas Americanas

A equipe da XP recomenda “compra” para as ações de Lojas Americanas, com preço-alvo de R$ 36 ao fim de 2021, ante R$ 44 previstos anteriormente.

A partir de uma análise de sensibilidade, o entendimento é que a companhia conta com maior “poder de fogo” para encarar a maior competição. Parte disso se deve à cifra de R$ 8 bilhões que pode ser usada em investimentos na plataforma e aquisições. 

B2W

Os analistas elevaram de “neutra” para “compra” a indicação para as ações de B2W Digital, com preço-alvo de R$ 121 ao fim de 2021, ante R$ 135 estimados anteriormente.

A perspectiva é que a empresa está bem posicionada para crescer em 2021, com destaque para novas medidas para melhorar a experiência de vendedores e clientes. A estimativa é de uma expansão de 51% nas vendas online, superando concorrentes.

Magazine Luiza

O time da XP tem sugestão “neutra” para as ações de Magazine Luiza, com preço-alvo de R$ 27 ao fim de 2021, superior aos R$ 20 previstos anteriormente.

A percepção é que a Magalu está no caminho certo para se tornar um ecossistema completo após 9 aquisições realizadas no ano passado. “No entanto, acreditamos que os preços atuais já refletem as iniciativas postas em prática durante 2020.”

Via Varejo

Os 4 analistas da corretora rebaixaram a recomendação para as ações de Via Varejo de “compra” para “neutra”, com preço-alvo de R$ 20 ao fim de 2021, ante R$ 28 previstos anteriormente.

“Embora vejamos muito potencial de crescimento, tanto no canal físico quanto no digital; acreditamos que a empresa pode decepcionar as expectativas dos investidores devido a obstáculos de curto prazo, principalmente relacionados a um ambiente competitivo mais desafiador.”

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