Press "Enter" to skip to content

Número de cotistas em gestoras independentes cresce 45% em 2020, diz Economatica

(Foto: Shutterstock)

A quantidade de investidores em fundos de gestoras não ligadas a bancos no Brasil cresceu 45% entre 2019 e 2020, segundo levantamento da consultoria Economatica.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Os gestores independentes fecharam o ano passado com 8,34 milhões de cotistas, contribuindo para o aumento de 16% no número total da indústria de fundos, que fechou 2020 com 23,1 milhões de investidores.

Os fundos de grandes bancos – Bradesco (BBDC4), Caixa, Santander Brasil (SANB11), Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) – concentravam ao fim de 2020 14,84 milhões de cotistas, o equivalente a uma alta de 4,1% sobre 2019.

ETF, fundos cambiais e FII

O ETFs (fundos de índice negociados na B3), os fundos cambiais e os fundos imobiliários puxaram a fila da expansão de cotistas na base anual, com saltos de, respectivamente, 107%, 106% e 93,4%.

Sempre de acordo com a Economatica, os fundos de ações terminaram o ano passado com 6,35 milhões de cotistas, elevação de 8,5%, refletindo o aumento da procura por alternativas tidas como mais rentáveis diante do juro básico reduzido. Ato contínuo, os fundos de renda fixa variaram 0,5%, totalizando pouco mais de 10 milhões de investidores.

O estudo da consultoria foi realizado com base em dados disponibilizados pelos gestores na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), levando em conta fundos existentes desde 31 de dezembro de 2019. Não entraram aqueles criados após esta data ou encerrados antes de 31 de dezembro de 2020.

“Temos que lembrar que muitos CPFs são cotistas de mais de um fundo, assim um único investidor pode estar listado em diversos fundos”, pondera a Economatica sobre o risco de dupla contagem.

Ranking das gestoras que registraram maior crescimento no número de cotistas:

Ranking das gestoras de fundos de ações com maior crescimento no número de cotistas:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *