Press "Enter" to skip to content

Ford vai fechar todas as fábricas de automóveis no Brasil

(Foto: Ford)

A Ford Motor Company anunciou nesta segunda-feira (11) que vai encerrar suas operações de produção no Brasil, em meio à reestruturação da montadora norte-americana na América do Sul.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A empresa, que já tinha encerrado a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no País: Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka, Taubaté (SP), que produz motores, e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

Em comunicado, a Ford informa que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil. A multinacional americana acrescenta que a pandemia agravou o quadro de ociosidade e redução de vendas na indústria.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, afirma Jim Farley, presidente e CEO da Ford, em comunicado.

“A empresa irá trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”, informa a Ford.

“A Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”, acrescenta.

Serão mantidos no Brasil a sede administrativa da América do Sul, em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas, em Tatuí (SP), além da assistência aos clientes do Brasil com operações de venda, serviços e peças.

Com essa reestruturação, a Ford prevê um impacto de cerca de US$ 4,1 bilhões em seus resultados por despesas não recorrentes.

No release, a Ford destaca que tem planos de lançar “diversos novos veículos conectados e eletrificados” provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.

(Com Estadão Conteúdo)

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *