Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto voltam a subir; indexado à inflação paga 3,5%

(Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiram nesta sexta-feira (18), em meio a uma sessão volátil no mercado brasileiro.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

    Receba nossos conteúdos!

    Os ativos continuam sensíveis às notícias em Brasília que podem influenciar a trajetória das contas públicas. A expectativa de que a Medida Provisória que estendeu o auxílio emergencial fosse votada nesta sexta-feira elevou os prêmios de risco durante a manhã.

    Após um pedido do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, retirou a MP da pauta do dia, e ressaltou a responsabilidade da administração Jair Bolsonaro na falta de avanço em programas sociais e fez uma série de críticas ao Palácio do Planalto.

    Cotações

    O título público Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta sexta-feira taxa de retorno de 4,59% ao ano, ante 4,44% ao ano na sessão de quinta-feira.

    Dentre os papéis indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 exibia nesta sexta-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 2,46%, acima da taxa de IPCA mais 2,41% apurada na quinta-feira. Já o Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 3,50%, ante taxa de IPCA mais 3,47% registrada na véspera.

    Títulos públicos

    O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

    O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

    Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

    Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

    Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

    Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

    Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

    Seja o primeiro à comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *