Press "Enter" to skip to content

Vale estende contratos de ferrovias até 2057

(Foto: Divulgação/Vale)

(Atualizada às 10h20)

O conselho de administração da Vale (VALE3) aprovou a prorrogação antecipada do prazo dos contratos de concessões ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas por 30 anos, a partir do vencimento em 2027.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Ao longo dos próximos dias serão assinados termos aditivos negociados junto ao Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelos quais a mineradora assumirá compromissos totais de R$ 24,7 bilhões até 2057.

Segundo a Vale, os desembolsos para as prorrogações antecipadas de concessões ferroviárias já vinham sendo considerados no planejamento de longo prazo da empresa, sendo que “reconhecerá em seu balanço patrimonial, no respectivo trimestre da assinatura dos termos aditivos, a valor presente, ativos intangíveis relativos à totalidade dos compromissos”.

“Tais compromissos não impactarão o Ebitda, e menos de 5% dos compromissos serão contabilizados como Capex, porém a amortização dos ativos intangíveis é redutora do lucro líquido”, complementa a Vale, reiterando que as prorrogações antecipadas são vantajosas para a sociedade, uma vez que apresentam uma série de benefícios para as comunidades próximas às suas concessões e para o desenvolvimento econômico do País.

“Estamos muito felizes em dar mais um importante passo no de-risking da companhia. As prorrogações antecipadas retiram uma grande incerteza sobre a perenidade de parte relevante de nossa cadeia de logística integrada”, diz Eduardo Bartolomeo, diretor-presidente da Vale, em comunicado ao mercado nesta quarta-feira (16).

(Com Estadão Conteúdo)

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *