Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto de prazo mais curto sobem, com fiscal no radar

(Foto: Ahmad Ardity/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos com vencimentos mais curtos, disponíveis para compra no Tesouro Direto, subiram nesta quarta-feira (16), em movimento de ajuste após declínio recente, um dia depois de leilão de títulos indexados à inflação.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A oferta de papéis NTN-Bs foi menor do que a esperada frente à demanda, segundo analistas, o que ajudou a reduzir os prêmios de risco durante leilão na terça-feira (15).

O dólar avança frente ao real nesta sessão, chegando a superar os R$ 5,14, com o mercado receoso pela situação fiscal do País após a aprovação do texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021.

Cotações

O título público Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta quarta-feira taxa de retorno de 4,51% ao ano, ante 4,43% ao ano na sessão de terça-feira.

Dentre os papéis indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 exibia nesta quarta-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 2,42%, acima da taxa de IPCA mais 2,37% apurada na terça-feira. Já o Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 3,53%, ante taxa de IPCA mais 3,56% registrada na véspera.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *