Press "Enter" to skip to content

Serviço logístico da Amazon derruba varejistas na Bolsa

(Foto: Shutterstock)

As ações de varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3) e B2W Digital (BTOW3), caem mais de 2% na B3, em quarta-feira (9) de lançamento do serviço de logística da Amazon no Brasil, que ameaça acirrar a competição no promissor mercado de comércio eletrônico brasileiro.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Iniciado na cidade de São Paulo, o programa da Amazon, chamado de programa Fulfillment By Amazon (FBA) no Brasil, permite que a varejista faça a gestão e toda a parte de logística do lojista que utiliza sua plataforma. Isso inclui armazenagem, ferramentas de estratégia comercial e entrega final de produtos. Detalhe: a Amazon isentará parte dos custos do serviço por um ano.

“A logística é ponto chave nas teses de investimento das empresas do setor. Ao possuir e operar bem a malha logística disponível – o que requer a combinação tanto de terra, capital (ativos físicos e financeiros), trabalho (pessoas) e tecnologia – os fatores de produção básica em um sistema produtivo, a companhia consegue tanto atrair mais compradores como vendedores para sua plataforma”, observa a equipe da casa de análise Levante, ao comentar os efeitos negativos nas ações das varejistas concorrentes no Brasil.

Os analistas do BTG Pactual Luiz Guanais e Gabriel Savi ressaltam a evolução da Amazon no País, com investimentos em marketing e logística, na esteira da migração digital durante a pandemia, e agora 8 centros de distribuição. No entanto, veem o mercado de e-commerce ainda engatinhando no Brasil, sem vantagens desproporcionais a quem atingir a liderança.

“É importante destacar que, nos últimos anos, vimos uma crescente consolidação entre alguns potenciais vencedores do comércio eletrônico brasileiro, com MGLU, B2W e MELI [Mercado Livre] respondendo por 58% do mercado total em 2019 e 66% neste ano”, dizem os analistas do banco, em relatório. Eles enfatizam que essas empresas também têm investido bastante em serviços para reduzir o tempo e a qualidade de entrega, o que dificulta o trabalho da Amazon em trazer ao Brasil uma proposta de valor diferenciada.

Por volta de 11h20 (horário de Brasília), as ações da Magazine Luiza e da B2W recuavam, respectivamente, 2,8% e 2,9%. O papel da Via Varejo (VVAR3) perdia 1,8%. No mesmo instante, o Ibovespa operava perto do estável, aos 113.834 pontos.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *