Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem em dia de leilão de títulos

(Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam, sobretudo nos vencimentos mais distantes, em terça-feira (8) de leilão de títulos indexados à inflação.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O mercado brasileiro atravessou certa instabilidade durante a manhã, mas os juros futuros perdiam prêmios de risco nesta tarde, com investidores atentos aos ruídos políticos provenientes de Brasília a respeito do teto de gastos.

Na agenda de indicadores, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 0,89% em novembro, acima do esperado, sob grande influência dos preços de alimentos.

Cotações

O título público Tesouro IPCA+ 2040, com juros semestrais, exibia nesta terça-feira taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 3,87%, acima da taxa de IPCA mais 3,84% apurada na segunda-feira. O Tesouro IPCA+ 2035 tinha taxa de IPCA mais 3,83%, ante taxa de IPCA mais 3,81% registrada na véspera.

Dentre os papéis prefixados, o Tesouro Prefixado 2023 apresentava nesta terça-feira taxa de retorno de 4,63% ao ano, ante taxa de 4,62% na segunda-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *