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Lucro líquido da Lojas Renner cresce 254% no segundo trimestre

(Foto: Divulgação)

A Lojas Renner (LREN3) divulgou nesta segunda-feira (31), após o fechamento do mercado, seus números referentes ao 2T20. Os números foram fracos e com o impacto da pandemia acima da expectativa, o que levou à piora nas linhas mais importantes do seu resultado. Contudo, as entregas do varejo digital foram animadoras e surpreenderam positivamente.

Os principais destaques negativos vieram da receita líquida do varejo, que totalizou R$ 539 milhões, queda de 73,3% na comparação anual. O indicador de vendas mesmas lojas (SSS), que retira do cálculo as lojas abertas nos últimos 12 meses, recuou 74,1%.

A margem bruta, que foi de 44,8 também decepcionou, com queda de 11,6 ponto percentual na comparação com o 2T19.

Já os destaques positivos vieram do bom controle das despesas gerais e administrativas, que recuaram 17,5% na comparação anual e no avanço do varejo digital, que segundo a companhia cresceu 122% no trimestre e representou 36% das vendas.

Na última linha a Renner registrou um lucro líquido de R$ 818 milhões, crescimento de 254% na comparação anual. Contudo, o resultado foi beneficiado por um ganho da ordem de R$ 1 bilhão não operacional, não recorrente e não caixa referente ao êxito em ação judicial de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins.

O resultado das Lojas Renner foi pior do que as expectativas, mas a abertura do crescimento das linhas do varejo digital mês a mês foram boas e a mensagem de que a companhia irá investir no segmento devem prevalecer sobre o resultado fraco. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações na sessão desta terça-feira (1).

Além do ganho não recorrente transformar prejuízo em lucro líquido, o mercado já havia precificado em maio, quando a Renner emitiu fato relevante anunciando êxito na ação judicial sobre os tributos.

Importante observar que o desastre na receita foi devido ao largo período de fechamento das unidades físicas. Até 24 de abril, ou seja, em mais de 50% do trimestre, a Renner ficou com 100% das suas unidades fechadas. No fim do trimestre 69% das lojas estavam em operação, e segundo a companhia 100% delas já foram reabertas.

Além disso, das 597 lojas Renner (incluindo YouCom e Camicado), 560 (94%) estão localizadas dentro de shopping centers, que vem recebendo bem menos movimento que no comércio de rua.

Na parte de serviços financeiros também houve impacto relevante. O resultado líquido foi um lucro de R$ 53 milhões, queda de 42% na comparação anual. O impacto veio principalmente com o aumento da inadimplência e aumento das provisões para perdas com devedores duvidosos (PDD). As perdas líquidas de recuperações sobre a carteira ficaram em 5,1%, 1,5 ponto percentual a mais que no 2T19.

A queda na margem bruta foi resultado dos descontos concedidos na coleção de inverno. Com parte do trimestre perdido, a Renner teve de “correr” para vender a sua coleção produzida para não perder o estoque.

O Ebitda ajustado do varejo no 2T20 reportado pela Renner foi de R$ 455 milhões. Contudo, excluindo o efeito do ganho não recorrente o Ebitda foi negativo em R$ 280 milhões.

Sem o ganho não recorrente, a Renner teria obtido um prejuízo de R$ 228 milhões no trimestre, revertendo o lucro de R$ 230 milhões apresentados no 2T19.

O mercado deve atentar-se também aos aspectos qualitativos do resultado. Segundo a companhia, a pandemia acelerou os investimentos no comércio eletrônico da empresa, e que está será uma tendência dentro da sua estratégia. Para analistas, esta diretriz é positiva e o mercado deve receber bem este aspecto.

Os dados do varejo eletrônico reportados são animadores. Em abril o crescimento das vendas online foi de 25%, acelerando para 120% em maio, 214% em junho (122% no trimestre), 239$ em julho e 206% em agosto. Apesar de uma base comparativa fraca, os números da operação online da Renner devem acelerar com a mudança nos hábitos do consumidor e os investimentos da companhia no digital.

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