Press "Enter" to skip to content

Após divulgação de dados fracos nos EUA, mercados internacionais têm manhã instável

(Foto: Shutterstock)

As Bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quarta-feira, após dados fracos dos Estados Unidos voltarem a gerar incertezas sobre a recuperação global e em compasso de espera antes de um discurso, na quinta-feira, 27, do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell.

O índice de confiança do consumidor nos EUA elaborado pelo Conference Board caiu pelo segundo mês consecutivo em agosto, de acordo com pesquisa divulgada terça-feira, 25, que reacendeu dúvidas sobre a retomada da economia mundial após o choque do novo coronavírus, embora números americanos sobre vendas de novas moradias tenham surpreendido positivamente.

Investidores também demonstram cautela antes de um aguardado discurso do presidente do Fed durante o simpósio de Jackson Hole, nesta quinta. As visões de Powell sobre política monetária e perspectiva econômica tendem a ter impacto significativo nos mercados financeiros.

Bolsas da Ásia
Na China, o Xangai Composto recuou 1,30% hoje, a 3.329,74 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,88%, a 2.237,89 pontos, pressionados por ações ligadas a eletrônicos e defesa. O ChiNext, índice com foco em tecnologia semelhante ao americano Nasdaq, teve queda de 2,1%, a 2.644,14 pontos, ficando no vermelho pela primeira vez desde que novas regras de negociação entraram em vigor, na segunda-feira 24.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei encerrou o pregão na Bolsa de Tóquio em baixa marginal de 0,03%, a 23.290,86 pontos, mas o Hang Seng teve ligeira alta de 0,02% em Hong Kong, a 25.491,79 pontos – à medida que os papéis locais do grupo varejista chinês Alibaba saltaram 4,16% para novo valor recorde -, o sul-coreano Kospi avançou 0,11% em Seul, a 2.369,32 pontos, em seu quarto pregão seguido de valorização, e o Taiex registrou ganho de 0,59% em Taiwan, a 12.833,29 pontos.

Na Oceania, a Bolsa australiana ficou em território negativo, com baixa de 0,73% do índice S&P/ASX 200 em Sydney, a 6.116,40 pontos.

Bolsas da Europa
As Bolsas europeias abriram em baixa nesta quarta-feira, ampliando perdas do pregão anterior e seguindo o fraco desempenho dos mercados acionários da Ásia. Às 4h07, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 0,55%, a de Frankfurt recuava 0,15% e a de Paris se desvalorizava 0,39%. Já em Milão, Madri e Lisboa, as quedas eram de 0,20%, 0,27% e 0,39%, respectivamente.

Petróleo
Os contratos futuros do petróleo operam em alta na madrugada desta quarta-feira, ampliando ganhos da sessão anterior, após o American Petroleum Institute (API) estimar no fim da tarde de ontem que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA registrou queda de 4,5 milhões de barris na última semana.

Operadores também estão atentos à trajetória do furacão Laura, que prejudicou a produção no Golfo do México e deverá atingir os estados americanos do Texas ou Louisiana no fim desta quarta, e à pesquisa oficial sobre estoques dos EUA, que é elaborada pelo Departamento de Energia (DoE). Às 4h22 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para outubro subia 0,12% na Nymex, a US$ 43,40, enquanto o do Brent para o mesmo mês avançava 0,46% na ICE, a US$ 46,07.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *