Press "Enter" to skip to content

Investimentos: entenda a diferença entre liquidez e rentabilidade

(Fonte: Shutterstock)

Não é fácil encontrar aplicações com alta liquidez e rentabilidade, mesmo no mercado das criptomoedas. Em geral, para que um seja possível, o outro acaba sendo afetado. Liquidez é a facilidade de transformar um ativo em dinheiro, enquanto a rentabilidade é o quanto o investidor receberá de volta, após o fim da aplicação.

Segundo Daniel Coquieri, COO da corretora BitcoinTrade, é de extrema importância, antes de investir, ter em mente qual o objetivo com a aplicação, assim é possível dosar se o foco fica com a liquidez ou com a rentabilidade. No caso de um investimento como reserva de emergência, por exemplo, é importante que ele tenha alta liquidez, mesmo que a rentabilidade não seja das maiores.

“Vamos supor que você esteja planejando um investimento a longo prazo para a aposentadoria. Nesse caso, você pode optar por uma aplicação com baixa liquidez, pois não tirará esse dinheiro tão cedo, e com uma rentabilidade maior. Agora se você está planejando levantar fundos para uma viagem no final do ano ou para comprar um carro dentro de alguns anos, o melhor é optar por um investimento com alta liquidez e rentabilidade, já que você terá pouco tempo para ganhar dinheiro”, explica o COO.

No caso das criptomoedas, a liquidez é quase imediata, já que é possível vendê-las a qualquer instante. “Se você precisa de um ativo em criptomoedas com boa liquidez, a dica é optar por aquelas com maior volume de negociação, assim será mais fácil se desfazer do ativo quando precisar”, afirma.

Já a rentabilidade das criptomoedas possui uma volatilidade maior, a não ser no caso das stablecoins, representação no mundo cripto das moedas fiduciárias, pareadas com dólar. Em 2017, por exemplo, a rentabilidade do Bitcoin foi de 342,77%, o que naquele ano significava um desempenho apenas atrás da gigante Magazine Luiza.

A dica máxima é sempre diversificar seus investimentos. Assim, é possível se proteger contra oscilações na rentabilidade e também ter opções com alta e baixa liquidez, para usar em períodos e necessidades distintas.

Na avaliação do COO, a expectativa para os próximos anos é que a rentabilidade continue aumentando, principalmente porque haverá uma diminuição no número de novas moedas mineradas por conta do halving do Bitcoin. “Contudo, é importante destacar que o preço das criptomoedas é definido pelo mercado de acordo com a lei da oferta e da procura”, afirma.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *