Press "Enter" to skip to content

Hypera negocia venda da marca de medicamentos Xantinon

(Foto: Divulgaçao)

Segundo fontes de mercado, a Hypera Pharma (HYPE3) já iniciou as tratativas junto aos bancos para auxiliá-la no processo de vendas da marca Xantinon, adquirida em março na operação envolvendo a Takeda.

Assim como aconteceu recentemente, quando a Hypera vendeu a sua marca Neocopan para facilitar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na compra da marca Buscopan, esta transação visa abrir caminho para aprovação da aquisição da própria Takeda.

Como a Hypera já é dona das marcas Epocler, Estomazil e Gastrol, a adição da Xantinon no seu portfólio acarretaria uma concentração de mercado, reduzindo as possibilidades de o Cade aprovar a compra.

Parte do mercado farmacêutico acredita que a Hypera terá que realizar mais operações do tipo, se desfazendo de pelo menos mais uma ou duas marcas para reduzir a sua participação de mercado em algumas linhas de medicamentos.

A notícia é neutra para a Hypera (HYPE3) no curto prazo. Analistas avaliam que outros fatores devem interferir nos preços nesta sexta-feira (24), como as expectativas com seus resultados a serem divulgados após o fechamento do mercado. Dessa forma esperamos um desempenho em linha com o Ibovespa na sessão de hoje.

No ano as ações da Hypera (HYPE3) recuam 3,7%, desempenho superior ao do Ibovespa, que recua 11,5%.

A Hypera vem passando por um processo de reciclagem das suas marcas, adquirindo medicamentos com margens elevadas e vendendo aqueles com margens mais baixas. O mercado considera isso positivo e com alta capacidade de geração de valor para o acionista no longo prazo.

Após as recentes aquisições, a companhia já esperava ter de se desfazer de alguns ativos para diluir a sua participação de mercado e receber o aval do Cade.

Parte do sucesso neste processo de compra e venda de marcas passa pela boa avaliação de preço das mesmas. Analistas apostam na capacidade de a Hypera avaliar bem esses ativos devido à sua liderança no mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e ao seu histórico de aquisições em tal setor.

Os principais catalisadores das ações da Hypera (HYPE3) são a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2020 e o preço de venda das suas marcas no mercado farmacêutico.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *