Press "Enter" to skip to content

Helbor divulga prévia operacional do segundo trimestre 

(Foto: Helio Norio / DIvulgação)

A incorporadora Helbor (HBOR3) divulgou na noite da última quarta-feira (22) sua prévia operacional do segundo trimestre de 2020.

O resultado foi bom em termos de vendas contratadas, especialmente venda de estoque  pronto, e volume de entregas, o que deve impulsionar a geração de caixa no trimestre. De positivo, ainda foi possível perceber uma redução no cancelamento de vendas (distratos) em relação ao trimestre anterior.

Do lado negativo, a empresa segue sem lançamentos desde o início do ano, ainda que tenha antecipado seus lançamentos para o 4T19.

O volume de vendas atingiu R$ 154,6 milhões (parte Helbor), queda de 36% em relação ao 1T20, reflexo do fechamento dos estandes.

Por fim, a velocidade de vendas (a VSO é calculada da seguinte forma: vendas/(estoques+lançamentos)) fechou em 8,4% no segundo trimestre, abaixo dos 13,3% apresentados no mesmo período de 2019.

O trimestre da Helbor foi duramente atingido pelo fechamento compulsório dos estandes de vendas, que ficaram fechados até o início de junho na maioria dos locais devido a pandemia, especialmente na região metropolitana de São Paulo. Mesmo assim, diante deste desafiador cenário, os números entregues pela Helbor na sua prévia vieram em linha com as expectativas.

Dessa forma, analistas esperam impacto ligeiramente positivo no preço das ações da Helbor (HBOR3) no curto prazo, pois as vendas de junho registraram 85% das vendas pré-Covid, sinal de que o terceiro trimestre de 2020 pode marcar o fim do impacto da pandemia.

Vale notar que na comparação relativa com outras companhias do setor que já divulgaram suas prévias (Mitre, Even e Trisul), os números foram menos animadores, o que pode limitar o potencial de alta no preço das ações da Helbor (HBOR3) no curto prazo.

O lado positivo é que os distratos representaram 18,1% das vendas brutas no trimestre. Apesar de um patamar ainda elevado, está abaixo dos 23,4% registrados no trimestre anterior. Outro ponto positivo é que é 55% do volume de vendas corresponderam a unidades concluídas, o que deve se traduzir em geração de caixa para a companhia.

A procura por imóveis pode aquecer no pós-crise, com o aumento na demanda impulsionada pelo baixo patamar de juros e pela busca por moradias melhores, um reflexo da pandemia, que pode ser considerado positivo para o setor.

Analistas acreditam que esse panorama estimado para o 2º semestre deste ano e para 2021 vai beneficiar as companhias bem posicionadas no mercado imobiliário, especialmente as empresas mais voltadas aos segmento de média e alta renda.

Os principais catalisadores das ações da Helbor (HBOR3) são: i) ritmo da recuperação no pós-crise, em especial para o setor da construção civil; ii) retomada de seus lançamentos e; iii) venda de estoques prontos, geração de caixa e redução do endividamento.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *