Press "Enter" to skip to content

Cyrela divulga pedido de IPO da Lavvi

Vendas contratadas da Cyrela somam R$ 1,8 bi no quarto trimestre de 2020 (Foto: Divulgação)

A Cyrela (CYRE3) anunciou nesta quarta-feira (8), em um Fato Relevante, que a Lavvi – companhia na qual ela é acionista – apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro para a realização de uma oferta pública inicial (IPO) de distribuição primária e secundária de ações no segmento Novo Mercado da B3.

A Lavvi é uma joint venture formada entre a Cyrela e a RH Empreendimentos com foco de atuação no segmento de média e alta renda na cidade de São Paulo. A Cyrela detém 45% do capital social da Lavvi, o que representa aproximadamente 1,6% do seu Patrimônio Líquido.

A construtora acredita que o acesso da Lavvi ao mercado de valores mobiliários “poderá favorecer a capitalização da sociedade e o desenvolvimento de suas atividades e negócios.”

A notícia é positiva para os acionistas e analistas esperam impacto levemente positivo no preço das ações da Cyrela (CYRE3) no curto prazo, pois além de aumentar a capitalização da empresa e capturar outros benefícios inerentes à abertura de capital na bolsa, para a Cyrela a operação significa aumentar a liquidez das suas participações no negócio, podendo vender um percentual da sua parcela no capital social da Lavvi.

No ano as ações da Cyrela (CYRE3) recuam 13,8%, desempenho levemente superior ao do Ibovespa, que recua 15,5% em 2020, e ao do índice setorial Imob, que tem perdas de 23,9%.

Na última semana notícias envolvendo a possível oferta da Lavvi e a Plano&Plano, outra companhia que tem a Cyrela como acionista, foram divulgadas no mercado, muito embora a estimativa é que tais ofertas fossem ocorrer apenas em 2021.

A Cury é outra empresa em que a Cyrela é acionista (50%) e que também pediu o protocolo para o IPO junto à CVM, inclusive já com prospecto preliminar, mas ainda sem faixa de preços.

O setor de construção civil é de longe o protagonista na lista de IPO’s de 2020. Enquanto Mitre e Moura Dubeux já realizaram as suas ofertas, a Riva 9 (spin-off da Direcional) deve finalizar o seu procedimento nas próximas semanas, enquanto a Pacaembu, One Inovattion, Alphaville Urbanismo, Canopus Holding, Cury e agora a Lavvi endossam a lista de ofertas, que deve aquecer após as férias de verão no hemisfério norte.

O principal catalisador para as ações do setor é a duração da quarentena da Covid-19, que prejudica tanto as vendas dos estoques como de novos lançamentos. Nos próximos dias a Cyrela deve divulgar a sua prévia operacional, que deixará mais claro como está sendo o efeito da pandemia nos seus negócios.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *