Press "Enter" to skip to content

Guedes renova otimismo dos investidores

(Foto: Divulgação)

Em entrevista concedida neste domingo ao canal de televisão CNN Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o País deve aprovar uma reforma tributária ainda em 2020 e também prometeu quatro “grandes privatizações” nos próximos 90 dias. O economista não deu detalhes sobre as empresas que seriam desestatizadas, mas afirmou que a proposta do governo para reformar o sistema tributário brasileiro está pronta.

Segundo Guedes, o foco será na substituição tributária, para que a base de incidência seja maior e, assim, seja possível cobrar alíquotas mais baixas. A proposta deve conter um modelo para tributação de dividendos e a criação do IVA federal. O ministro afirmou que enviará ao Congresso propostas mais abrangentes, ficando na mão do Congresso decidir sobre os detalhes.

As declarações do ministro devem renovar os ânimos dos investidores sobre a política, em meio, também, aos esforços do governo de melhorar a relação entre os Poderes. Ironicamente, com o advento do coronavírus e todos seus impactos, aquela janela de oportunidades para avançar com as reformas, cujo período eu afirmei que era principalmente no primeiro semestre de 2020, agora se transferiu para o segundo semestre, até meados de outubro.

Evidentemente, ainda é cedo para garantir, como fez o ministro, a aprovação de uma reforma tributária ainda esse ano, mas espera-se que o tema avance e amadureça nesses próximos meses.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *