Press "Enter" to skip to content

Senado aprova novo marco legal do saneamento básico

(Foto: Divulgação)

Tudo correu do melhor jeito possível para a aprovação do novo marco do saneamento básico (PL 4.162/2019). Em sessão remota do Senado Federal, o projeto foi aprovado por 65 votos a favor e somente 13 contrários. A matéria agora segue para sanção presidencial.

O marco traz novas perspectivas para o saneamento no Brasil, extinguindo o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto e modernizando as regras e regulações sobre o setor. Além disso, estabelece metas de combate à falta de acesso à água, coleta de resíduos e esgoto – já que uma boa parte dos brasileiros ainda não tem acesso a esses serviços básicos.

Na fase de elaboração do relatório, foram apresentadas 86 emendas ao projeto. O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), acatou apenas uma, que tornava mais precisa uma referência legal. Na hora da votação, o governo negociou com senadores e os 14 destaques – incluindo um sobre a impossibilidade de privatizações até o fim da pandemia – foram retirados, abrindo caminho para uma aprovação com larga margem.

Em compensação, o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou o compromisso do Planalto com três vetos, mas nenhum deve desagradar a equipe econômica ou mesmo o governo. A notícia é positiva para o panorama de reformas, na medida em que representa uma vitória do governo e mostra que a articulação foi bem azeitada, culminando no melhor resultado possível.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *