Press "Enter" to skip to content

Vídeo ministerial não traz bala de prata

(Foto: José Cruz / Ag. Brasil)

O tão esperado vídeo da reunião ministerial, em que o presidente Bolsonaro supostamente teria deixado evidente sua intenção de interferir na Polícia Federal, foi divulgado na última sexta-feira (22), após o pregão.

Ao contrário das expectativas criadas, não se constatou nenhum escândalo do ponto de vista jurídico – longe da “bala de prata” que poderia trazer maior instabilidade política. Com o mercado já fechado, o índice futuro do Ibovespa e o ETF brasileiro na bolsa de Nova York reagiram positivamente ao vídeo, já que não houve novos elementos que poderiam comprometer o presidente Bolsonaro.

Em termos jurídicos, não houve nada de novo apresentado no vídeo. Os trechos mais importantes da fala de Bolsonaro estão sob disputa de narrativas possíveis e distintas, ficando longe de serem motivo escancarado que levaria, inevitavelmente, à denúncia do presidente por parte do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Ainda mais porque Aras foi indicado pelo presidente e é alinhado ao governo.

Já do ponto de vista político, o vídeo acabou por reforçar o apoio da base bolsonarista por envolver discursos contra o establishment político. As reações de deputados e senadores também não foram relevantes, ainda mais com a recente aproximação do Planalto com partidos do Centrão político.

Diante de um vídeo que pouco trouxe de fatos novos em relação às acusações do ex-ministro Moro, o Executivo pode ficar tranquilo quanto à possibilidade de maiores complicações políticas. As chances de haver uma denúncia contra o presidente, não havendo novos fatos muito mais fortes na investigação, são bastante pequenas. Nesse contexto, os investidores – que temiam por mais instabilidade política – renovam seus ânimos nesta segunda-feira (25), no embalo positivo do fechamento da última sexta-feira.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *